Vou deixar aqui alguns excertos de texto para explicar o que é o BTT e como surgiu.
A História;
A modalidade desportiva mountain bike nasceu na Califórnia no meio da década de 1950 através de brincadeiras de alguns ciclistas que procuravam desafios diferentes das competições de estrada tradicionais e de alguns surfistas que procuravam actividades para dias sem ondas.
Os primeiros nomes que apareceram foram: James Finley Scott: "provavelmente" a primeira pessoa a modificar uma bike exclusivamente para andar na terra - em 1953. Utilizou um quadro Schwinn, pneus balão, guiador "flat", freios "cantilever" e passadores de marcha; Tom Ritchey e Gary Fisher: pioneiros na práctica do desporto e no desenvolvimento de componentes em série; Joe Breeze: Confeccionou a primeira bicicleta para a pratica do Mountain Bike, a Breezer 1 em outubro de 1977.
Mountain Bike, traduzido literalmente como Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de lingua latina o esporte é chamada de Bicicleta todo terreno ou BTT. No Brasil é chamado de Mountain Bike por quem não sabe inglês, ou seja, a grande maioria das pessoas. É também chamado de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB ou como BTT - Bicicleta Todo o Terreno.
O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhos de matas(pinhais), trilhos em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.
Mountain bike é um desporto que envolve resistência, destreza e auto-suficiência. Como é comum a prática do esporte em locais isolados, o aspecto de auto-suficiência é importante para que o ciclista consiga realizar pequenos reparos em sua bicicleta.
As variantes:
Cross-country ou XC: É a prova disputada em um circuito fechado, em que os competidores devem completar um certo número de voltas para terminar a prova. Em algumas competições internacionais essa modalidade é chamada de XCO (Cross-Country Olímpico), tendo que obedecer alguns parâmetros técnicos como comprimento da pista e quantidade de voltas. É geralmente em trilha fechada, mas pode ter trechos de estrada de terra também e em alguns casos chega a ter trechos curtos de asfalto. Um exemplo dessa prova é o Campeonato Interestadual de Mountain Bike.
Trip Trail ou Maratona: É o tipo de prova em que o percurso é longo e leva de um ponto a outro, que pode ser ou não o mesmo do início da prova. Sendo no mesmo ponto, você só dá uma volta. Tem o nome Trip Trail porque é praticamente uma viagem por trilhas e estradas de terra. Quando o percurso é bem longo, pode ser chamado também de Maratona e chega a levar dois ou até três dias. Exemplos nacionais de provas dessa modalidade são o Big Biker e o MTB Trip Trail Ecomotion. Esse tipo de prova pode compor uma das modalidades de um rally, sendo as outras com veículos automotores - como é o caso do Cerapió. Outras vezes, uma prova de Trip Trail compõe um dos trechos de uma Corrida de Aventura, como por exemplo o Ecomotion Pro. As trilhas feitas por lazer pelos entusiastas do Mountain Bike costumam ter a característica de um trip trail.
Downhill ou DH: No downhill, o ciclista passa por um percurso em descida, com no máximo algumas poucas retas, precisando passar por terreno bastante irregular, natural ou artificial, com jumps (pontos de salto), gaps (vãos a serem transpostos com ou sem ajuda de rampa) e drops (grandes degraus onde o ciclista se deixa "cair" para transpor), enfrentando situações de bastante risco. Nesse tipo de prova costuma-se usar um capacete full-face (capacete fechado que protege o queixo, parecido com o de motociclismo), joelheira com caneleira e muitas vezes colete e cotoveleira. Os ciclistas descem um a um, com tomada de tempo individual. Um exemplo é o Campeonato Brasileiro de Downhill, organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Uma variação do Downhill, o Free ride, é utilizado como forma de lazer, tendo como principal diferença a utilização de terrenos variados, em vez de apenas descidas, além dos passeios chamados north shores - que consistem em andar por cima de árvores caídas ou por trajetos no alto de madeiras, criados dentro de florestas. Como conseqüência, a bicicleta de Free ride apresenta algumas variações em relação ao Downhill, como por exemplo o uso de mais de uma coroa (na relação de marchas dianteira). Os passeios de Freeride dentro das cidades são chamados comumente de Urban Assault e usam obstáculos urbanos, freqüentemente escadarias, além de obstáculos construídos de forma fixa ou obstáculos removíveis que são montados na hora e levados embora depois. Downhill, Freeride e 4X são considerados por seus praticantes como "o lado extremo do ciclismo".(fonte wikipédia)
Muito do que aqui se disse eu também desconhecia assim já enrriqueci o meu vocabulário de Unido pelo pedal!è sempre bom ter estas noções assim numa conversa com malta «da pesada» do btt nunca ficamos a seco lol!
Boas pedaladas
AddThis
Rota Rosa Do Adro 2010
Pedala o blog
Pedaladas
Fases da Lua
FEEDJIT Live Traffic Map
FEEDJIT Live Traffic Feed
O tempo por cá
-
-
-
-
-
-
-
-
- maio (1)
- abril (5)
- março (2)
- fevereiro (1)
- janeiro (4)
- dezembro (2)
- novembro (3)
- outubro (4)
- setembro (8)
- agosto (4)
- julho (2)
- junho (6)
- maio (8)
- abril (10)
- março (7)
- fevereiro (6)
- janeiro (7)
- dezembro (11)
- novembro (8)
- outubro (14)
- setembro (13)
- agosto (12)
- julho (10)
- junho (13)
- maio (17)
- abril (22)
- março (25)
- fevereiro (14)
- janeiro (13)
- dezembro (21)
- novembro (15)
- outubro (11)
- setembro (13)
- agosto (6)
- julho (5)
- junho (8)
- maio (11)
- abril (7)
- março (11)
- fevereiro (20)
- janeiro (30)
- dezembro (7)
- novembro (18)
- outubro (7)
- setembro (12)
- agosto (4)
- julho (4)
- junho (5)
- maio (11)
- abril (7)
- março (22)
- fevereiro (25)
- janeiro (30)
- dezembro (33)
- novembro (39)
- outubro (31)
- setembro (31)
- agosto (10)
- julho (1)
- junho (7)
- maio (15)
- abril (31)
- março (11)
Btt Sanguedo Facebook
O que seguimos
Arquivo do blogue
Seguidores de pedaladas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário