BTT

22:23

Serra da Freita 20 de abril.

Publicada por Unidos Pelo Pedal

Olá a todos,
chegado o dia lá nos fizemos á estrada para pouco mais de 40 km´s para a beleza natural da Serra da Freita para mais uma prova.O tempo não estava famoso mas a chuva nunca nos impediu e como tal lá fomos.Chegados ao destino ficamos coma impressão que não iria haver prova pois não estava lá mais ninguém além de nós (unidos pelo pedal) e a organização da prova.Mas conversa puxa conversa lá se decidiu fazer a prova pois conseguimos trazer +-30 unidos pelo pedal para lá é obra!Como tempo estava gélido e chuvoso decidiu-se fazer só 31 km´s ao invés dos 45 km´s acho que foi uma boa opção
Passando á acção lá partimos em grupo e deicidimos que como não havia taças para ganhar e dada as adversidades do tempo que não nos iriamos separar muito.

Mas o grupo «elite» dos unidos pelo pedal com a rodagem que tem deramum grande avanço que resultou num desvio que lhes custou um pouco nas pernas.Enquento isso nós lá fomos debaixo de aguaceiros e ventos fortes pela Serra.Devo dizer que a sinalização estava péssima mas não sei se a organização estava á espera de realizar a prova...

Continuando a nossa aventura após os primeiros 7 km´s tudo correu bem e um elemento da organização ia conosco para ver se iamos no rumo certo.Encontramos um elemento da organização a dar-nos indicações e fiquei com a ideia que era um ponto de reforço mas não percebi.Adiante após conseguirmos vencer a primeira subida da ordem eis que chegamos ao parque éolico e a partir daí o nevoeiro foi nosso companheiro juntamente com as belissimas paisagens.Fizemos um pouco de estrada talvez derivado á alteração do percusro mas tambe´m foi bom para aproveitar o planalto e as descidas mas tudo que desce SOBE E BEM!Mais uma subida da ordem a esta altura o grupo já tinha sido ultrapassado pelo «Arada» que se havia perdido juntamente com outros mas ele passou como uma flecha a subir !!!Passado mais algum tempo após +-20 Km´s paramos para nos aliviar e comer qq coisa pois de reforço nem vê-lo !!

As indicações que tinhamos era as seguintes, seguir as Setas que estavam no chão mas muito mal visíveis e nem fitas pelos trilhos para sabermos que andavamos correctamente.Para mim faltava era elementos da organização em determinado pontos fulcrais da prova pois só os vi nos primeiros 9 km´s depois bye bye!Bem o tempo piorou e a temperatura marcava 2 graus e ventos frios mas nem por isso a malta desanimou .Após mais valente subida em que tivemos de andar com a bike á mão e ao colo pois o terreno não nos dava tréguas fizemos uma breve paragem para discutir que caminho tomar pois infelizmente no meio do monte não havia uma indicação que nos dissesse que sentido tomar.O que vale os unidos pelo pedal vêm munidos de elementos que andaram por meio mundo e conheciam bem a Serra e lá fomos na direção correcta.

Ao voltar ao parque éolico eis que S.Pedro nos presentiou com granizo bem pesadinho e frio juntamente com uns trovões.A malta aguentou apesar já de algumas queixas de mãos que já não se sentiam e pés no mesmo estado mas havia que resistir.Ouve até um elmento que se queria abrigar dos trovões numa casa abandonada mas estavamos protegiodos pela Santa Catarina de Alexandria e claro pelas ventoinhas éolicas que captavam os raios.Posso dizer que quando caiu o primeiro raio tb me acagacei !
Ao passar a parte do parque éolico que digo-vos foi terrivel pois o granizo aleijava e não nos deixava olhar de frente, aguentamos e chegamos ao ponto em que era sempre a descer (finaly).Tive pena mas não consegui captar estes momentos pois o granizo além de tornar ainda mais bela a paisagem e claro a nossa participação dificultava e bem.O gelo começou se logo a formar nas poças de água e havia que descer com destreza mas se calhar com a ansia de tomar um banho quente e comer a malta assapou e bem! E lá chegamos e posso dizer que foi uma grande vitória para todos nós dado ao que passamos .Depois de guardar as bikes lá fomso para os chuveiros nota mais para a água quente que osube pela vida a todos nós.Depois o almoço que estava uma delicia .No fim tivemos de pagar(claro) 18€ em que 8 € eram da prova e os 10€ do almoço.Achoq ue ficamos um pouco desiludidos com os brinde(papeis alusivos ao turismo da zona9 com que nso presentiaram.Não ficava mal a bela da t-shirt ou uma caneta mas enfim eles é que sabem.

E está feita mais uma prova penso que aqui tornou-se visível o espirito combativo destes unidos pelo pedal e serviu para ganharmos resistência neste tipo de provas.Se não fosse o granizo penso que toda agente que chegou ficavam chateados com a falta de sinalética e de apoio mas as adversidades ajudou-noa esquecer os pontos menos bons da prova .
Nota mais:
O percurso e a beleza envolvente
As adversidades temporais que tornaram ainda mais aliciante a prova
Banhos quentes
Almoço
As anedotas no final do almoço.
A resistência que desconheciamos dentro de nós .
O companheirismo

Nota menos:
A sinaléctica
Pouca adesão
A falta de elementos da organização para apoio logístico
Falta de reforço
Falta de brindes

Para o ano penso que os unidos pelo pedal já têm marcado no calendário nova participação mas pensamos lá voltar brevemente com melhor tempo para disfrutar ainda mais da Serra.
Um bem haja a todos que participaram e á organização um voto de confiança.Não desanimem com a falta de gente na prova e tentem ponderar nos aspectos menos bons desta prova.