BTT

11:24

Festas em Honra de São Bartolomeu

Publicada por Unidos Pelo Pedal



Olá a todos, queria destacar este fim de semana aqui no vilarejo de Sanguedo irá realizar-se as festas em honra de São Bartolomeu.
O cartaz promete e para quem é seguidor de José Malhoa, Broa de Mel entre outros poderá vê-los por cá durante os dias 21, 22, 23 24 e 25 de Agosto de certo a não perder.
Posso adiantar que se está a preparar uma prova aqui para a malta de Sanguedo em género de circuito fechado aberto ás bicicletas de estrada e BTT.Ums prova para entreter os entusiastas que por cá vivem este desporto.
Para já não sabemos de mais promenores mas assim que os tenha divulgaremos aqui em primeira mão .
Fica aqui um excerto de um texto enocntrado na web sobre Sanguedo e a Festa de São Bartolomeu:
«Segundo dados antigos o nome de Sanguêdo remonta època romana, pois vem de: Sanguineto, Sanganhedo e até São Guedo.

Mais ou menos no ano de 897, um senhor muito rico chamado Gundosindo Eriz e a sua mulher Endarquina Pala mandaram construir, em algumas povoações pequenas e pobres, mosteiros ou conventos. Assim, estes senhores fundaram aqui o Convento de S. Cristovão de Sanganhêdo. Este convento existiu no Lugar da Aldeia Nova, onde já existia a antiga igreja de Santa Eulália. Esta Santa ainda hoje é padroeira desta Freguesia.

A Igreja Paroquial, dedicada a Santa Eulália, pensa-se que foi construída entre os Séc. XVII e XVIII, sendo a capela-mor do Sé. XIX e a torre deste século. A igreja tem várias estátuas, das quais se destacam a da Santa Eulália (Séc. XVIII) e a da Virgem com o menino (do presente século).

Da igreja à capela de São Bartolomeu (construída, talvez, no séc. XVIII) estendem-se as Cruzes dos Passos, cujo percurso, segundo a lenda e a tradição, seria de apelo a São Bartolomeu, para que do monte defendesse o povo das "Garras do Diabo".

No foral de D. Manuel I, dado à Feira e Terras de Santa Maria em 1514, aparece mencionada Sanguêdo onde diz que havia pessoas desta freguesia que pagavam contribuição em géneros e outras pagavam em dinheiro.

Não esqueças: a Freguesia de Sanguêdo pertencente ao Concelho de Santa Maria da Feira e ao Distrito de Aveiro.

A freguesia é banhada pelo rio UIMA que a separa das Freguesias de Lobão e de Vila Maior.

Não esqueças que o Feriado Municipal é a 20 de Janeiro de cada ano.

Assim, todos os anos, em Santa Maria da Feira realiza-se a Festa de S. Sebastião ou Festa das Fogaceiras.

Conta-se que há muitos anos atrás o povo pediu a S. Sebastião que o livrasse da fome, de doenças e outras calamidades locais. Ao fazer este pedido o povo prometeu realizar uma festa em honra do Santo e cozer as Fogaças (bolo doce) que eram, e são, transportadas na procissão no dia da Festa. Estes doces, nessa altura e durante séculos, depois da procissão eram dados aos pobres, presos e pessoas importantes (hoje em dia não é assim). A fogaça é um doce regional que data do século XIV e tem o formato dos 4 coruchés das torres do Castelo de Santa Maria da Feira.
» Fonte EB1 do Arrail

0 comentários: