BTT

Este domingo os UNIDOSPELOPEDAL – BTT SANGUÊDO pedalaram por uma das zonas mais espectaculares e bonitas do nosso país e, mais importante que isso, sermos recebidos com extraordinária humildade, simpatia e amizade pelas gentes de Folgosa do Douro, característica das povoações do concelho de Armamar.
Breve descrição de Armamar: A norte predomina a paisagem duriense. As curvas de nível definem os socalcos dos vinhedos. Aqui se trabalha para produzir os vinhos do douro e porto. A sul predominam os extensos pomares de macieiras em terra Capital da Maça. Os soutos de castanheiros pintam a paisagem com as cores acastanhadas e douradas no Outono em harmonioso contraste com o verde dos pinhais e das pastagens que são alimento para o gado.

Sempre com o rio ao fundo, os caminhos por entre as vinhas são rápidos, com zonas de alguma pedra, mas foram mesmo as subidas que trouxeram as maiores dificuldades, principalmente no início do passeio. Foram 48.8km, com 1352m de acumulado ascendente, que deram um enorme prazer em pedalar.


Foram muitos os locais inesquecíveis por onde passamos, a passagem pela aldeia de Goujoim foi um deles, seguida de uma descida alucinante, com algumas pedras e partes técnicas, mas muito rápida e longa.

O reforço alimentar foi no centro de Armamar, excelente, sumos variados, sandes mistas, bôla com fiambre e galinha, frutas, etc., servidas pelas meninas da organização.

Quase no final do percurso foi obrigatória a paragem na Quinta do Tedo, para um copinho de vinho do Porto, mal adivinhava que logo a seguir vinha a última subida, muito dura e íngreme e um single-track até chegar a Folgosa do Douro (um total de 9 km “puxadinho”), depois tomar banho e atacar as entradas de presunto e melão, chouriço, pão, caldo verde (quentinho e bem temperado) e por último porco no espeto e cervejinha a descrição:), um autêntico BANQUETE.

Durante a prova, os acompanhantes tiveram direito a um passeio turístico pelo concelho de Armamar, visitando os locais mais emblemáticos da zona, Quintas de Vinho e Turismo Rural e incluindo alguns pontos do percurso de BTT.

Boa prestação como sempre para a nossa equipa UNIDOSPELOPEDAL – BTT Sanguêdo. Não havia classificações ou tempos, mas fizemos um 3 lugar geral e colocamos 9/10 participantes entre os 20/25 primeiros. SOMOS OS MAIORES.

Concluindo: passeio com preço quase simbólico, simpatia e esforço de toda uma povoação em proporcionar aos visitantes um evento de qualidade ímpar, paisagens e percursos espectaculares; um evento imperdível no calendário de 2009.

Ficam algumas fotos:

0 comentários: