BTT

13:29

Quadro Stevens Partido

Publicada por RicBike

Ao "navegar" no Fórum BTT vi este Tópico " Quadro Stevens Partido".
Fica aqui o testemunho de Rui Dolores o protagonista do acidente, juntamente com fotos.

"Olá a todos,

Soube agora da existência deste tópico.

Na verdade, sofri uma queda logo no início do segmento de BTT, aproximadamente aos 5km, altura em que seguia com o Marco Sousa (vencedor) e o Alcino Serras (2º da geral) e estava a disputar a prova. Apesar de não ter sido uma queda muito aparatosa para mim (fiquei em condições de continuar), foi a descer e ia bastante rápido. Felizmente seguia atrás deles e caí sozinho. Um dos motivos foi por não levar luvas. Como é uma prova de Duatlo (corremos mais de 5km antes do BTT) muito raramente utilizo luvas, mas estava calor e com a transpiração das mãos perdi a aderência aos punhos.

Em relação à bicicleta:
Com a queda, e sendo o quadro de carbono, ficou com uma estaladela no tubo horizontal a qual identifiquei logo. Decidi continuar com muito cuidado para que não agravasse muito e me permitisse chegar ao fim do segmento de BTT, mas com as vibrações a estaladela começou a abrir até o tubo se partir. Estando o quadro com a sua estrutura aberta e sem resistência o que sofreu a seguir foi o tubo diagonal partindo-se também a cerca de 1km do fim. Tive que ir a correr até ao parque de transição. A bicicleta foi levada ao limite... até eu não conseguir andar mais nela, daí o estado assustador.

No final, e analizando o que aconteceu e onde estalou, rapidamente percebi que foi da queda e não um defeito de fabrico. Como todos sabemos os quadros de carbono (qualquer marca) são sensíveis a pancadas e objectos pontiagudos e neste caso, quando caí, o guiador ao rodar, a manete que estava muito baixa bateu no quadro provocando a estaladela. Se tivesse parado naquele momento nunca tinha ficado no estado em que aparece nas fotos.

Como o Pedro disse, o facto de ser o representante da STEVENS a divulgar a notícia mostra bem a confiança da marca e que não há nada a esconder.

Apesar de ainda ter feito poucos kms com a bicicleta posso dizer-vos que é de longe a melhor das muitas que já tive oportunidade de testar. Super rápida, rígida e leve!

Fiquei apenas com algumas maselas no joelho e costas, mas já voltei a treinar ontem. Agradeço a preocupação de todos.
Resta-me esperar pelo quadro novo para poder voltar a disfrutar da máquina.

Já agora, para quem estiver interessado em acompanhar o resumo da prova na RTP2, está previsto passar no próximo Domingo (dia 15) pelas 17h50."


Cumprimentos,
Rui Dolores




É caso para dizer: "E ESTA HEIM!"

1 comentários:

BruMau disse...

Olha a Stevens já tem uma bike desdobrável. (Isto pode acontecer a qualquer marca, já se sabe que o carbono é mais susceptivel de numa pancada sofrer deste mal).

É chato mas acontece...