BTT



Xavier Tondo morreu hoje na sua casa em Granada. O ciclista espanhol que venceu a Volta a Portugal em 2007 terá falecido quando a porta da garagem lhe caiu em cima, numa altura em que se preparava para ir treinar.

A notícia é avançada pelo El Mundo, que cita a Europa Press. O falecimento do ciclista foi confirmadao pelo director da equipa Movistar, Eusebio Unzue. Este diz que ainda não conhece muitos detalhes sobre o acidente, mas sabe que "a porta da garagem terá caído em cima" de Tondo quando este saía da sua casa para ir treinar com Alejandro Valverde, nas montanhas da Serra Nevada.

Tondo, que tinha 32 anos, foi contratado esta época pela Movistar e já tinha ganho a Volta a Castela e Leão. Boa parte da sua carreira como profissional foi passada em Portugal. A Barbot-Gaia foi a sua primeira equipa portuguesa, na época de 2004. No ano a seguir, venceu a Volta ao Alentejo, já com a camisola de uma formação espanhola.

Em 2007 regressou a Portugal para competir pela LA-MSS e venceu o Troféu Joaquim Agostinho e a Volta a Portugal. No ano seguinte, triunfou na Subida a Naranco, antes de a LA-MSS ter sido extinta na sequência de uma operação da Polícia Judiciária a um alegado esquema de doping na equipa, inquérito que não atingiu os corredores espanhóis da formação.

Xavier Tondo deu nas vistas em Fevereiro, pela positiva, quando os Mossos d'Esquadra, polícia da Catalunha, desmantelaram uma rede de tráfico de dopantes, incluindo eritropoietina (EPO) e derivados sanguíneos, hormona de crescimento, clembuterol, nandrolona e outros anabolizantes. A rede fornecia-se em Portugal e Andorra, mas foi descoberta quando o campeão da Volta a Portugal recebeu um correio electrónico de um dos traficantes. Tondo apresentou a denúncia na polícia que levou as autoridades a abriram o inquérito que permitiu acabar com o negócio ilegal.

notícia tirada do DN Desporto

0 comentários: