BTT

00:20

Caminhos de Santiago

Publicada por Unidos Pelo Pedal



Amanhã é o feriado dia 1 de Maio mas para muitos é dia de pedalar!
Aproveitando o feriado mais a tendência para fazer ponte junta-se um fds agradavel de 4 dias e que permite a muita gente nesta altura fazer peregrinações a Santiago de Compostela.Queria comunicar que um elemento dos Unidos pelo pedal se vai fazer á estrada em btt pelos caminhos da santiago mais um grupo do gaiabike.A ele e a quem o acompanha desejamos boa viagem e que venha com uma boa reportagem da aventura.
Este ano ainda não vamos muitos mas para o ano quem sabe...!
Ainda agora comecei e penso que não teria pedalada apesar que todos juntos ganhamos força para aguentar!Fico sempre cm «agua no pedal» por não poder ir mas este ano realamente não dava.
Deixo aqui um excerto de um resumo da história do caminho:

Santiago de Compostela é por excelência o padroeiro da Península Ibérica, pois segundo a lenda católica foi o apóstolo que procedeu à sua evangelização. Os nossos monarcas demonstraram também uma devoção pelo santo, D. Afonso II peregrinou a Compostela em 1220 e em 1225 foi a vez da Rainha Santa Isabel. A ordem Militar de Santiago, criada para combater os muçulmanos, foi fundada em 1170 pelo rei Fernando II (de Castela) e foi introduzida em Portugal aproximadamente no ano de 1172. Santiago foi protector do exército português até à crise de 1383-1385, altura em que foi substituído por São Jorge, por influência Inglesa, e pela necessidade de chamar por um santo diferente dos partidários de Castela.

Apesar desta mudança de patrono, o culto de Santiago não desapareceu. A prová-lo estão as inúmeras misericórdias, albergarias, hospitais, igrejas e ermidas dedicadas ao Apóstolo Santiago espalhadas pelo país. As próprias lendas jacobeias estão intimamente ligadas ao nosso país – por exemplo a lenda dos Galos em Santo Domingo de la Calzada e a lenda do Galo de Barcelos contam a mesma história.

A palavra Peregrino vem do Latim peregrinus estrangeiro, de per + agr-, (ager campo), literalmente pelo campo, o que era bastante comum – cortar Caminho pelos campos para evitar encontros indesejáveis com bandidos e salteadores.

0 comentários: