BTT

00:08

Bicisocorro

Publicada por Unidos Pelo Pedal


Olá a todos queria aqui divulgar uma informção que recebemos via email no sentido que pode ter interesse a quem pretenda realizar provas e ter segurança garantida a nivel de socorrismo.Passo a citar email recebido:

«A equipa de Bici-Socorrro é uma equipa de socorristas do Núcleo de Campo da Cruz Vermelha Portuguesa, com no mínimo o curso TAT (curso certificado pelo INEM), tendo como meio de deslocação as bicicletas, tal como o nome indica. As bicicletas estão equipadas com meios de radiocomunicação, GPS e alforges/mochilas com material de primeiros socorros e meios de diagnóstico e imobilização, este material variará de acordo com o tipo de evento a apoiar. Esta equipa estará sempre apoiada por uma tripulação de ambulância, estando esta equipada com meios de radiocomunicação e GPS com cartografia, permitindo-lhe assim saber sempre com exactidão a localização da vitima (transmitida pela equipa de Bici-Socorro), bem como a sua própria localização em tempo real.

Esta equipa não tem nenhum tipo de problemas em trabalhar com equipas de ambulâncias de outras Unidades de Socorro ou mesmo Bombeiros, apenas é pedido que esteja entre a equipa um nosso Socorrista, que ficará na posse dos sistemas de localização.
O Bici-Socorro, tem como objectivo um mais rápido socorro ás pessoas em eventos desportivos e espectáculos de grande densidade de espectadores. Devido ás suas características as bicicletas de montanha, podem-se movimentar em qualquer tipo de terreno com facilidade. Uma ambulância, pode perder vários minutos devido a obstáculos no terreno, trânsito, aglomerados de pessoas. As bicicletas podem-se movimentar com facilidades nestas situações, chegando ao local primeiro do que uma ambulância, podendo assim de estabilizar a vitima, até que a ambulância chegue. Outra situação é o acompanhamento de provas desportivas tais como atletismo, ciclismo e passeios de ciclismo e BTT, aqui as vantagens são mais do que muitas, pois no caso de passeios de BTT devido ás características dos percursos é impossível ás ambulâncias, viaturas TT e motos, acompanharem permanentemente os participantes.

Outras das vantagens, é a de como a ambulância está equipada com um computador portátil ligado a um GPS com cartografia, esta pode chegar em minutos ao local da vitima. Pois em caso de alguma ocorrência a equipa de Bici-Socorro transmite as coordenadas do local e a equipa da ambulância após as inserir no computador portátil, sabe com exactidão a localização da ocorrência e qual o caminho para lá chegar.»

É sempre uma mais valia ter socorrismo numa prova pois já não é nem será a ultima vez que vemos colegas nossos a cair e um dia pode chegar nossa vez e gostariamos de ter todo o apoio principalmente numa prova em que se paga.
Fica aqui feita esta divulgação para nós de extrema importância para quem realiza uma prova hoje em dia.
Deixo aqui o link para mais informações

0 comentários: